quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Agora é oficial: AutoCAD está chegando não só para Mac OS X, como também para iOS

Os rumores de uma versão nativa do AutoCAD para Mac já circulavam havia algum tempo, mas hoje veio a confirmação oficial: o AutoCAD está a caminho do OS X.

Talvez um dos mais famosos softwares sem versão para Mac, o AutoCAD era antes executado em uma máquina virtual do Windows ou via Boot Camp pelos engenheiros e arquitetos que faziam questão usar um Mac, mas essa nunca foi considerada uma solução 100% satisfatória.

O AutoCAD retornará ao Mac depois de quase duas décadas sem novas versões, algo que certamente afastou arquitetos, designers e engenheiros por muito tempo do mundo Mac — ou então os obrigava a utilizar o aplicativo no ambiente Windows, seja via Boot Camp ou via softwares de virtualização como VMware Fusion e Parallels Desktop.

No ano passado a Autodesk (empresa responsável pelo programa) conduziu uma pesquisa para sondar o interesse de uma versão para Mac de seu software mais famoso. E o resultado está aí,chamado (apropriadamente) “AutoCAD for Mac”.
 

A nova versão do software permitirá que se use os recursos que o tornaram popular e ainda se beneficiar de tudo que o OS X tem a oferecer. A Autodesk afirma que o AutoCAD para Mac é totalmente integrado ao sistema, desde a busca de funções que te aponta em que lugar do menu se encontra a opção desejada até a compatibilidade com os gestos multitoque dos trackpads e mouse da Apple, passando também pela possibilidade de pré-visualizar seus arquivos por Cover Flow no Finder, entre outras características do sistema.
 
Os arquivos, aliás, serão os mesmos .dwg que a versão para Windows utiliza, e qualquer modificação pode ser feita e visualizada em qualquer uma das duas plataformas.
 
O programa, com suas 14 milhões de linhas de código, foi todo re-escrito do zero utilizando os frameworks nativos do OS X.

“Nossa equipe precisou mergulhar no mundo Mac […]. Não é todo dia que você espera ver programadores hardcores em camisas de gola rolê pretas e jeans, mas certamente aconteceu,” relata Shaan Hurley, da Autodesk, em seu blog.

Além disso, a empresa ainda anunciou o aplicativo para iOS chamado AutoCAD WS, que permitirá que os arquivos .dwg sejam visualizados e editados diretamente no iPod Touch, iPhone ou iPad.

Phill Schiller, vice-presidente sênior de marketing mundial da Apple, parece ter adorado a notícia:

“A Apple está muito animada que a Autodesk esteja trazendo o AutoCAD de volta ao Mac e nós achamos que é a combinação perfeita para milhões de profissionais de design e engenharia", disse Schiller. “O app AutoCAD WS é uma nova idéia de peso, uma versão móvel de um software de design líder da indústria para iPhone, iPad e iPod Touch, os dispositivos móveis mais inovadores do mundo.”

Os dois softwares estarão disponíveis a partir de outubro (no hemisfério norte). Ainda não foi divulgado o preço da versão para Mac. O aplicativo para iOS será gratuito.